O QUE É ULTRASSONOGRAFIA MORFOLÓGICA?
O exame morfológico é uma ultra que deve ser realizada preferencialmente com um especialista em medicina fetal e com aparelhagem apropriada, pois seu principal objetivo é a avaliação e descrição detalhada da anatomia e toda morfologia fetal, ou seja, é o momento tenso onde o médico deverá avaliar a formação do bebê. O período ideal pra futura-mamãe fazer é entre 20 e 24 semanas.
Sabendo disso, é óbvio que quase não dormi na semana do exame e fui me tremendo de nervosa fazê-lo. Papai dessa vez não pôde ir junto, então, carreguei a vovó comigo, que tava tão ou mais nervosa do que eu, enfim! Então lá se foi a gente na véspera de feriado (20/04/2011) da semana santa ver a minha princesinha linda. Entrei na sala e de tão nervosa quase esqueci de dar o dvd pra moça gravar, se não fosse ela perguntar, eu tinha dado esse vacilo e me arrependido o resto da vida! Chegou o doutor (o mesmo que tinha feito a última ultra). Me disseram que é um dos melhores nessa área de ultrassom, enfim, deve ser mesmo, porque achei que o exame fosse demorar, mas ele terminou antes do que eu esperava. Das duas uma: ou tava apressado pra viajar no feriadão e quis fazer o exame o mais rápido possível; ou, com a experiência que já tem, viu logo que tava tudo bem e pronto! Prefiro acreditar na segunda hipótese. Mas daí, que ele foi me mostrando aos poucos os principais órgãos da princesa, seu funcionamento, os minúsculos membros se agitando e por aí vai.
Vamos aos resultados (resumidamente):
- Polo cefálico: calota craniana contínua, regular, de ecogenicidade e espessura normais.
- Face: Diâmetro ocular - 1,0 cm (tamanho do olho, gente!)
Ausência de massas ou anormalidades intra-oculares. Nariz de posição e aspecto normal. Boca de posição normal. Lábios íntegros (completos). Ausência de protrusão lingual (ou seja, ausência de língua para fora). Queixo normal. Pavilhão auricular de implantação e aspectos normais.
- Pescoço: ausência de massas císticas ou sólidas.
- Tórax: caixa toráxica íntegra. Ausência de derrames. Coração de posição normal. Ausência de cardiomegalia. Grande vasos da base normais. Diafragma íntegro (completo). Frequência cardíaca: 153 bpm.
- Abdomem: parede abdominal completa. Estômago com conteúdo em seu interior. Cordão umbilical com duas artérias e uma veia. Rins tópicos, de tamanho e aspectos normais. Bexiga cheia de paredes normais.
- Coluna: cervical, torácica e lombro-sacra normais. Ausência de mielomeningocele e espinha bífida.
- Membros superiores: presentes, simétricos, de aspecto morfológico normais. Presença de 5 dedos, sem sindactilia (dois ou mais dedos juntos).
- Membros inferiores: presentes, simétricos, de aspecto morfológico normais. Ausência de pés tortos. Dedos em quantidade e aspectos normais.
- Genitália: feminina.
- Placenta: posterior corporal com 2,3 cm de espessura.
- Líquido amniótico: normal.
- Peso: 347 g.
- Estatura: 21,57 cm.
Pronto, UFA! Tudo "nos trinques", pelo que entendi. Só sei que quando saí do consultório, naquele momento mágico, não pude deixar de comemorar a existência de dois bracinhos, das perninhas, do coração batendo e tudo mais. Minha filha me faz agradecer todas as pequenas vitórias que ela conquista dia a dia, apenas se desenvolvendo sadiamente. Ah, e uma novidade: o tempo de gestação mudou! Pelas minhas contas e pelos últimos exames, Letícia tava com 21 semanas já, mas nesse ultra morfológico, o exame constatou gestação de 20 semanas e 06 dias. Ou seja, mudou o tempo e mudou o dia que completo semana também. Agora vai ser toda quinta-feira. Então, hoje, estamos com 21 e 05 dias, certo?
E pra finalizar, segue uma fotinha da princesa, tirada nesse dia:

Nenhum comentário:
Postar um comentário