sábado, 16 de abril de 2011

As temidas estrias da gravidez!


Como se já não tivesse motivos o bastante pra nós, mamães, nos preocuparmos. Eis que surge uma a mais: as malditas estrias! É desesperador pensar que elas afetam 90% das gravidinhas e deixam cicatrizes pro resto da vida! =O
Segundo sites especializados, as estrias aparecem quando acontece o estiramento excessivo ou rápido da pele, o que acontece durante a gravidez ou com um grande aumento de peso (ou os dois juntos!) Aliado com o fator hereditário então, lascou-se. Acontece que com o tal do estiramento excessivo da pele, há um rompimento das fibras de elastina e do colágeno (estruturas da pele resposáveis por toda firmeza). Em algumas gestantes, as fibras não acompanham o aumento do volume corporal, daí elas se rompem e o lindo processo se reflete visível na nossa pele: as estrias dão as caras!
Na gravidez, as estrias costumam surgir à partir do 6º mês e as áreas mais afetadas são: barriga e seios (é onde a pele sofre maior distenção).


Avermelhadas x Esbranquiçadas

É, ainda tem essa! Dois tipos de estrias diferentes. Pode uma coisa dessas? A diferença é que as avermelhadas são mais recentes e têm essa cor porque ainda estão inflamadas. A boa notícia é que nessa fase ainda dá pra apagar essas malditas! Já as estrias esbranquiçadas não têm pra onde correr, não tem cura, maaaas.. podem ser amenizadas.
Os tratamentos devem ser indicados por profissionais especializados e a maior parte deles só poderá ser realizado após o período de amamentação. O objetivo é estimular a produção de novas fibras de colágeno e elastina na região das estrias deixando-as mais finas e menos aparentes.
É bom saber que tem como reduzir, mas o melhor mesmo é previnir: cuidar da pele antes, durante e depois da gestação.


Dicas para evitar as estrias

Dica 1: Evite engordar muito. Durante a gravidez, é comum, natural e até necessário o ganho de peso, mas cuidado pra não perder a linha! Os médicos recomendam que a mamãe deve chegar ao final da gestação com o aumento de 9 a 12 kg a mais do que tinha antes de engravidar. (que fácil essa dica né, pra gente que sente fome toda hora!).

Dica 2: Use sutiã de sustentação com alças largas, pois suportam o crescimento e o peso dos seios que aumentam significativamente durante a gestação. (se a gente procurar MUITO, até que podemos achar uns modelos bonitinhos!).


Dica 3: Vista calcinhas com a cintura alta, especialmente projetadas para mulheres grávidas. Essas calcinhas dão maior resistência à pele do abdômen.

Dica 4: Beba bastante água pra manter o corpo hidratado.

Dica 5: Deixe o estresse de lado.

Dica 6: Capriche nos alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas.

Dica 7: Use cremes com propriedades nutritiva e hidratante, específicos para prevenir estrias, pois a pele desidratada é mais susceptível às rupturas e há alguns hidratantes que possuem substâncias que contribuem para a regeneração da pele. O uso dos cremes hidratantes deve ser começado assim que souber da gravidez pelo menos duas vezes ao dia (manhã e noite).


Obs.¹: Cuidado ao utilizar o hidratante nos seios! A região dos mamilos deve ser evitada, pois o uso do hidratante pode deixá-los com a pele mais fina e sensível podendo causar rachaduras durante a amamentação. 
Obs.²: Mesmo que você já conheça algum hidratante que usava antes da gestação, procure o seu médico para saber se há alguma substância na sua fórmula que possa prejudicar o desenvolvimento da gravidez.

Enfim, não há milagre, não há cura! O melhor que podemos fazer é previnir e os tratamentos após a gravidez só têm o objetivo de amenizar as cicatrizes. Assustador ein! Tô entrando agora no 5º mês da primeira gestação, e por enquanto, tá tudo sobre controle.  Uso  o creme hidratante "Mater Skin" da Cosmiatric, indicado pela minha doutora, que diz: "loção corporal de hidratação intensiva para gestantes". Frase bonita. Espero que faça um efeito bonito também! No hidratante tem: óleo de amêndoas doce + óleo de macadâmia + óleo de calêndula e um cheirinho maravilhoso! Rezemos pra que a partir do 6º mês, minha pele continue assim, mas se num continuar também, fazer o quê né, paciência. É uma delícia estar grávida mesmo assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário