quinta-feira, 28 de abril de 2011

22 semanas de gravidez.


Segundo a ultima ultra: estamos completando 22 semanas hoje! OBA! Fotos da barriga no final da semana (lá pra próxima quarta-feira). Juro que vou tentar fazer sempre assim.
O que acontece essa semana? Estão curiosos(as)? Eu sim!

* * *

Caso a sua lista de atividades a fazer pro bebê pareça mais longa conforme sua barriga cresce, não se estresse. Combine com o papai e, um dia ou um noite por semana, vocês devem fazer algo que não tem nada a ver com o bebê. Que tal assistir a uma peça de teatro e depois sair para jantar?


CORPO DA MAMÃE

- Infelizmente, comer por dois não significa tomar muitos milkshakes, sorvetes e comer hambúgueres. Uma grávida deve ingerir, em média, 300 calorias extras por dia, de acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs), em especial no segundo e terceiro trimestre. Às vezes é mais fácil para grávidas comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, no lugar de três grandes refeições. Certifique-se de manter um estoque de cream crackers, pudins e barras de cereais, de modo que a mamãe sempre tenha algum alimento a mastigar ao longo do dia. Esteja atenta para não ficar anêmica. Com certeza, seu médico prestará atenção e, se preciso, você receberá um suplemento de ferro para ser ingerido até o final da gravidez.
- Com 22 semanas de gravidez, certamente a mamãe já deve ter ganhado uma certa quantidade de peso devido ao desenvolvimento do bebê. Esse peso extra, pode causar dores nas costas, o que é natural durante a gestação. Para aliviar essas dores, evite usar salto muito alto, e ficar sentada ou em pé por muito tempo.
- Ao sentar-se, lembre-se de elevar as pernas pra melhorar a circulação até os pés. 
- O útero deve estar agora 2 centímetros acima do umbigo. E, juntamente com ele, a mamãe poderá notar que outras partes do corpo dela também aumentam de proporção. Por exemplo, tornozelos e pés podem estar maiores (inchados), especialmente no final do dia.
- Durante essa fase da gestação, muitas mulheres sentem coceira em suas barrigas, portanto, se isto estiver acontecendo com você, não se preocupe, pois é natural. O que você deve fazer para evitar essas coceiras é hidratar o local onde coça com loções hidratantes para prevenir estrias. Além de reduzir a coceira, certamente a sua pele ficará mais macia e cheirosa.
- A gravidez agora deve estar mais tranqüila, a barriga ainda não está muito grande (mas já é notada) e o melhor: você deve estar livre dos enjôos e azias. Curta o quanto puder esse período, nunca esquecendo dos cuidados orientados pelo médico.
- Você pretende viajar? Que bom! Só não deixe que a viagem se torne problemática e estressante. Procure o nome de um hospital próximo de onde irá passar os dias de descanso. Se por um inconveniente precisar de um médico, já saiba onde encontrar um. Se for uma viagem longa, evite ficar dentro do carro numa mesma posição, pois é incômodo pra você e pra a pessoinha que está dentro da mamãe. Pare o veículo a cada duas horas para se alongar e melhorar a circulação.


O BEBÊ

- As mãos do seu Gianechinni ou da sua Bündchen têm crescido e estão mais fortes.
- As terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tato. Com isso, seu bebê está testando suas novas habilidades, tocando seu rosto e pegando o cordão umbilical (coisalinda!).
- Papai e mamãe já está criando um(a) pequeno(a) Einstein. O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente esta semana, e continuará assim até os cinco anos, então supra as necessidades diárias de seu bebê de Ômega 3.
- O cabelo do(a) pequeno(a) agora está curtinho e branco, não importando qual a cor que ficará (preto, ruivo, castanho, loiro). Nesse momento, o bebê ainda não tem pigmento no cabelo.
- O bebê está desenvolvendo o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se pudesse ver seu interior, enxergaria  seu bebê colocando a língua pra fora pra saborear e depois fazendo careta. Ugh! O líquido amnótico não deve ser nada gostoso!
- As unhas do neném já estão crescidas e cobrem toda a região destinada a elas nos dedos.
- Os cílios e as sombrancelhas também já estão finalizados.
- O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do seu bebê está se desenvolvendo, e por incrível que pareça, isto fará com que você mude de humor nas próximas semanas.
- O bebê ainda tem uma aparência muito magra, mas bem desenvolvida. A medida dele esta semana, da cabeça aos pés, deve estar em torno de 27 centímetros. O peso é de aproximadamente 430 gramas.


FAZ BEM COMER.

Não deixe de ingerir muito líquido, de preferência água e sucos naturais. O suco de laranja é sempre bem-vindo, pois além de não conter muitas calorias, como os refrigerantes, é rico em vitamina C e só faz bem, especialmente se estiver bastante quente em sua cidade.
Não descuide na ingestão de cálcio. Ele é um poderoso mineral que durante a gravidez é essencial para que o bebé desenvolva ossos fortes, um coração saudável, uma boa dentição, um bom sistema muscular, um bom sistema nervoso, enfim para tudo. Se você não ingerir a quantidade necessária, o seu neném retirará o cálcio que necessita dos seus ossos, o que mais tarde pode trazer a você grandes problemas de saúde como a osteoporose.
 

É BOM SABER!

Só pra lembrar... Agora que a barriga da mamãe está maior, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança fique em cima do abdômen. Obviamente o acessório pode e deve ser usado durante toda a gravidez. mas coloque-o de forma que este esteja em volta da barriga, nunca em cima.

* * *

Bom, de todas as informações a cima (tiradas por sites especializados), a maioria combina com o que eu tô passando sim!
- Muitas coisas pra fazer, pra organizar, pra comprar e nada feito até agora, a não ser as pesquisas pra preparação do quartinho ou do chá de fraldas. A impressão que eu tenho, às vezes, é de que não vai dar tempo, mesmo faltando ainda 4 meses pra preparar tudo!
- O tempo de diversão com o papai também tá meio comprometido. Não por falta de tempo ou de vontade, mas por falta de graninha mesmo! A única coisa que pensamos agora é em direcionar todas as finanças pra herdeira que estar por vir. Por conta disso, até perdemos uma oportunidade que jamais perderíamos: a viagem da semana santa: 4 dias de aventuras se transformaram em 4 dias de pura preguiça, pros dois. Eu então, nem se fala. Só dormi e comi. Papai ainda surfou uns diaszinhos!
- Enquanto a comer por dois, sempre comi mesmo antes de gestação. Hehe. Tô tentando cortar algumas coisas, como Mc Donalds, por exemplo. Tá dando certo. Mas o chocolate e o refrigerante são meus carmas! =( Já sei que dia 5, vou levar carão da doutora de novo por causa do peso. Aff!
- Não tenho sentido dor nas costas frequentemente. Sinto vez aqui, vez ali, raramente. Mas dor nos pés sinto bastante, principalmente quando fico muito tempo em pé. Além disso, me sinto cansada com facilidade. O coração dispara e a respiração fica ofegante com qualquer esforço que eu faço. Será que pode ser por falta de exercícios também? Que coisa.. =T
- Tô notando que a barriga tá maiorzinha sim. Dá até vontade de passar o dia olhando pra ela no espelho. 
- Tenho notado que os pés ficam inxados no final do dia. Principalmente, se eu ando muito durante o dia. Nas mãos não tinha notado nada. Até o belo dia que tentei tirar a alinça e não consegui. Não saiu de jeito nenhum, nem com sabão, hidratante ou reza braba. Se começar a incomodar, parece que vou ter que serrar a bichinha. Fiquei triste!
- Coceira na barriga, eu tenho sentindo muito pouco. Mas quando sinto , tento me controlar pra não coçar.
- Essa semana comecei a sentir um pouco de azia, o que me impediu de lanchar a tarde, então passei até mal esses dias. Sentindo fome, mas sem conseguir comer. 
De resto, tá tudo tranquilo! Tô amando estar grávida e mais ainda passar o dia pensando no enxoval da minha princesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário