sábado, 30 de abril de 2011

Tatuagem na gravidez?



Gente, tem tanto assunto legal pra falar quando a gente tá grávida, que se duvidar, eu passo o dia aqui no blog e num faço mais nada! =O Hoje eu ia falar de um assunto, mas ai veio outro que combina mais com o dia: tatuagem! Papai hoje vai fazer a terceira tatuagem dele e mamãe tem duas guardadas pra fazer ainda, mas num pode. =( Agora só quando a princesa nascer e deixar o peito. Porquê? Fui atrás de saber...

Os médicos preferem recomendar que mulheres grávidas não façam tatuagens durante a gravidez, pra garantir que o bebê não seja prejudicado. São vários os fatores apontados pelos especialistas pra sustentar o veto às tatuagens na gravidez:

- Perigo de pegar doenças se o material não for esterilizado ou descartável. O risco maior é o de ser contaminada com vírus como os que causam a hepatite B e a hepatite C, além do HIV, que provoca a Aids. Essas doenças podem passar para o bebê.
- Não se sabe se as tintas usadas na tatuagem podem afetar o bebê de alguma forma, por isso é melhor não arriscar.
- Como o sistema imunológico da grávida não é tão eficiente, há maior perigo de infecções no local da tatuagem.
- A pele da gestante está diferente devido aos hormônios, portanto existe a possibilidade do desenho da tatuagem mudar de aspecto quando a pele voltar ao normal, após a gravidez. Dependendo do lugar, a pele estica, e podem surgir estrias que estraguem o desenho, o que exigiria retoques depois.
- O fato de ter uma tatuagem nas costas pode atrapalhar na hora de aplicar uma anestesia, principalmente se for uma tatuagem recente.
- Tatuagens de hena podem até ser inofensivas, mas precisa ser hena pura (normalmente o que se usa são preparados químicos com hena, não hena pura), e ainda há o risco de ficar com alergia do produto.

Ai que medo! Melhor não arriscar MESMO!

E PIERCINGS?

Já tirei o meu do umbigo, estranhei demais no começo, achei o umbigo feio, sem graça, mas agora até que tô gostando e aprendendo a achar meu umbigo mais bonitinho. Rsrs. Segundo o site da globo, o problema do piercing no umbigo acontece quando, em decorrência do aumento do volume uterino, a cicatriz umbilical começa a ser empurrada pra fora e os furos por onde o piercing passa são afastados. Se o piercing não for retirado poderá até rasgar a pele. Isto acontece ao redor do final do segundo trimestre e varia também com o ganho de peso e o aumento da circunferência abdominal.
Outros locais de piercing:
- O piercing no mamilo: Se mantido, pode afetar a drenagem do leite pelos ductos principais da mama, que se localizam nas papilas, em função apenas da perfuração da região, o que pode alterar a drenagem adequada do leite, independente da época da gestação. As mulheres que desejem amamentar não deveriam colocá-los nos mamilos antes de ter sua prole constituída.
- O piercing vaginal: pode causar infecções, freqüentemente, logo após a colocação do piercing. Depois que o orifício feito para o uso do piercing estiver totalmente cicatrizado só acontecerá uma infecção ali se houver um trauma; diga-se de passagem que a presença de piercing facilita a ocorrência de lesões e é preciso levar isso em consideração.

E na hora do parto?
Não se deve utilizar nenhum artefato metálico quando a pessoa estiver sendo submetida a um procedimento cirúrgico em que haja a necessidade de utilização de “bisturi elétrico”, portanto, na sala de parto, a gestante não deverá utilizar nada metálico.

* * *

É filha, papai vai fazer a dele hoje, mas mamãe vai esperar você nascer pra fazer a dela. A saúde  e segurança dos nossos filhos acima de qualquer coisa!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A escolha do nome!



Papais e mamães, vocês já escolheram o nome do herdeiro? Já pensaram que esse nome vai acompanhá-lo pra sempre? Analisou quantas vezes ao dia, vocês, os familiares, os professores e os coleguinhas de escola irão pronunciá-lo? A gente precisa medir a real importância dessa decisão porque se percebe quanta história pode ter um nome. Primeiro, ele concretiza as expectativas que a gente deposita num filho antes dele nascer. Há quem diga também que o nome pode interferir na história de vida do bebê. Outros, costumam atribuir um sentindo mágico, como se o nome fosse trazer sorte ou azar pra criança. Enfim, seja qual for a regra, a responsabilidade da escolha é grande: o nome é uma marca que seu filho vai levar pro resto da vida. Melhor que seja com orgulho, né? O nome tem de ser sonoro, bom de se ouvir e, principalmente, que não cause dissabores à criança, no decorrer da vida. Pode parecer absurdo, mas há alguns nomes que, além de serem horríveis de se pronunciar, também o são de ouvir! Sendo assim, antes de bater o martelo pra decidir o nome, imagine como será a vida de seu filho ou filha na escola caso carregue um nome um pouco esquisito! Há vários sites interessantes com muitas sugestões de nomes, inclusive com os respectivos significados.

* * *

O nosso caso foi um caso a parte. Vovó materna já tinha decidido o nome da primeira neta mesmo antes de se pensar em ser concebida. Por isso, não tivemos grandes dificuldades na escolha do nome, se fosse menina. Mas em compensação, se fosse um menino, o bicho ia pegar! No final das contas, fiz um acordo com o papai: se for menino, ele escolhe o nome. Se menina, a vovó (minha mãe) escolhe. Gosto de nome simples, pequenos e "populares", como João, José, Caio, etc. Já papai queria uma coisa mais elaborada. Ufa, ainda bem que vem por aí uma princesinha. Kkkk.
Vovó materna escolheu LETÍCIA, um nome latim, que só depois de escolhido, descobri que significa "alegria plena", "aquilo que traz felicidade". Que nome mais apropriado! Daí, que na semana antes da gente saber o sexo do bebê, papai ainda não havia decidido por um nome masculino, pelo contrário, ele vem com uma idéia de um segundo nome feminino: NALU, de origem hawaiana, que significa "onda", ou mais exatamente "movimento das ondas quebrando na praia". Nada que combine mais com papai surfista e mamãe que ama o mar. Saldo final: Letícia Nalu.

Pros papais e mamães que ainda não escolheram o nome do herdeiro ou da herdeira,  li num site 10 dicas pra encontrar o nome perfeito:


1. Fale o nome em voz alta. Você gosta do som que ele tem? Lembre-se: um nome é mais falado e ouvido do que lido.

2. O que ele significa? Descobrir o que está por trás do nome, como a origem e o significado, pode torná-lo especial.

3. “Materialize” o nome no papel. Se falar o nome não foi o suficiente, vale também escrevê-lo. Combina com o sobrenome? É muito comprido ou difícil de soletrar? E o mais importante: você gosta dele?

4. Cuidado com as homenagens. Lembre-se de que nomes associados a figuras públicas, como celebridades, estão associados a estilos que talvez não agradem à criança no futuro.

5. Faça composições. João ou Pedro? Maria ou Carolina? Ana ou Júlia? Por que não os dois? Se há muitas opções, uma saída pode ser combiná-las.

6. Use a criatividade. Um nome original tem a vantagem de ser inédito. Seu filho nunca vai ter de repetir o nome completo na sala de aula, por exemplo.

7. Peça opinião. Familiares e amigos vão adorar participar da escolha.

8. Escolha depois de o bebê nascer. Se você acha difícil dar nome a alguém que mal conhece, espere até ver o rostinho dele.

9. A mãe escolhe o primeiro, o pai fica com o segundo. Ou vice-versa. Pode ser uma boa saída quando os dois não conseguem chegar a um acordo.

10. Pense além. Pense na criança e no futuro, quando ela tiver adulta, não só no bebê e, definitivamente, não apenas em si próprio.

Pra ajudar mais ainda, uma pesquisa feita pela empresa Certifixe fez o ranking dos 30 nomes mais comuns no país. Confiram:

1º lugar: MARIA = soberana, senhora, amada (amo esse nome!)
2º lugar: ANA = graça.
3º lugar: JOÃO = “deus é misericordioso”, “deus é benevolente” (amo esse também!)
4º lugar: MATHEUS = “dom de Deus”.
5º lugar: PEDRO = pedra, rocha.
6º lugar: GABRIEL = “força de Deus”, “homem de Deus”, “enviado de Deus”.
7º lugar: LUIZ = “guerreiro célebre”.
8º lugar: GUSTAVO = “bastão de combate” ou “cetro real” (ahn?).
9º lugar: GUILHERME = “protetor decidido”.
10º lugar: JÚLIA = jovem.
11º lugar: KAUÃ = gavião.
12º lugar: LUCAS = “natural da Lucânia”.
13º lugar: MARIANA = relativo a Maria, devoção à Virgem Maria.
14º lugar: NICOLAS = “o que vence junto com o povo”.
15º lugar: RAFAEL = “Deus curou”.
16º lugar: VINICIUS = deriva de vinho, “aquele que cultiva uva”.
17º lugar: DANIEL = “Deus é meu juiz”.
18º lugar: FELIPE = “amigo dos cavalos”.
19º lugar: GABRIELA = "força de Deus”, “mulher de Deus”, “enviada de Deus”.
20º lugar: KAÍQUE = tipo de embarcação de madeira. Ou “ave aquática”, do tupi.
21º lugar: SAMUEL = “aquele a quem Deus ouviu”, “nome de Deus”.
22º lugar: BRUNO = moreno, escuro.
23º lugar: FRANCISCO = “homem livre”.
24º lugar: GIOVANNA = “Deus é misericordioso” ou “Deus é benevolente”.
25º lugar: LUAN = possivelmente uma variação de Luna, que quer dizer lua em latim.
26º lugar: MIGUEL = “Deus é incomparável” (ainda tenho um filho só pra pôr esse nome!).
27º lugar: VICTOR = vencedor.
28º lugar: ENZO = "senhor da casa".
29º lugar: MANUELA = "Deus está conosco".
30º lugar: ARTUR = "urso grande", "urso nobre".

Iai, deu pra ajudar? Espero que sim!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pesquisas , pesquisas e.. muitas dúvidas! E agora?

Com tanta pesquisa que a gente tem feito ultimamente, tô pra enlouquecer já. Entro numa loja, olhamos tudo, fazemos o orçamento e tal. Mas quando entro na próxima loja, já esqueço tudo o que tinha olhado na anterior. Ai tá sendo assim: me apaixono por toda loja que entro. Ai ai ai.
Bom, pelo menos hoje decidimos algumas coisas importantes! Já sabemos onde vamos comprar o Kit berço. Na "He Enxovais" que fica na Washigton Soares ao lado do supermercado São Luís. Lá encontramos os melhores preços e os kits mais completos. Além de ser tudo personalizado e feito com muito carinho, do jeitinho que a gente quiser. Pois bem, tô aprendendo muito. É um negócio de piquet, fustão, bandô, rechiliê.. nossa, cada nome que eu nunca tinha ouvido falar! No final das contas, optamos pelo "Kit Berço Completo", que vem 13 peças:

- 01 bandô com passamanari.
- 02 amarras para cortinado.
- 01 cortinado com escaline.
- 01 edredom com metalace.
- 01 saiote 3 lados.
- 03 protetores de berço.
- 01 rolinho personalizado.
- 01 travesseiro de espuma.
- 01 fronha personalizada.
- 01 lençol luva.
- 01 trocador de cômoda.
- 01 bolsa grande bordada e emborrachada.
- 01 bolsa pequena bordada e emborrachada.

Ufa, tanta coisa, e todas importantíssimas. Gostei porque incluiram no kit as bolsas que avulsas custam cerca de R$ 150,00 e olhe lá se não for mais caro! Então, tudo isso sai por R$ 529,90 no tal do tecido fustão (que é mais barato). Se quiser no tecido piquet sai por R$ 669,90. Parcelado no cartão em até 3x ou com 10% de desconto à vista. Sabia que as coisas de bebê eram caras, mas não tinha noção do quanto! Deus do céu! E olha que essa foi a loja mais em conta que encontramos.

Ah, decidimos também outra coisa. Quando falo "decidimos", eu me refiro a eu e vovó, porque papai trabalha o dia todo e não dá tempo pra nada! =( Como Letícia não pode esperar, a gente tem que decidir logo então (desculpa, pai!). Pois sim, as cores. Ai, as cores! Essa parte tá pegando! No início pensei em fazer tudo lilás com branco. Aquele lilás bem suave. Mas depois de ver pessoalmente o enxoval lilás, não gostei. E me apaixonei pelo rosa clarinho. Bem clarinho mesmo. Sem muito fru-fru (rosa + branco) ou (rosa + branco + bege). E o tema.. sei lá que tema, só quero algo nessas cores e sem ser muito "papagaiado". E acho que encontramos na "He Enxovais" também. Por isso, decidido então: kit berço completo na "He Enxovais". Vamos dar entrada na próxima semana e demora cerca de 30 dias pra entregarem. Demora assim? =(

Pronto, agora o berço. Gostei MUITO de alguns modelos que vi. Quero um modelo americano, grande, altinho e bem resistente. Em todas as lojas que fui, dei de cara com uns que achei lindoslindos. É da linha de móveis da Canaã. Seguem as fotos:






Levaria pra casa qualquer um dos três. Mas o fator decisivo vão ser os preços. Pelo que andei pesquisando, o que sai mais em conta é o primeiro. E pretendo comprar na loja "Baú do bebê" que fica na Santos Dummont, porque de todas até agora, é a que tem as melhores formas de pagamento.

E pra finalizar, a cômoda. Já que não vai ter guarda-roupa por conta do espaço do quarto que é pequeno, a cômoda PRECISA ter uma parte com roupeiro. Já vi até algumas que têm, só não lembro bem a marca de quais são. Mas os modelos que mais gostei foram mais ou menos esses:




Impressionante como algumas cômodas são mais caras do que o berço! É normal isso? Tô estranhando tudo. Mas tá sendo maravilhoso esses momentos! Melhor ainda se o pai pudesse tá presente em todos eles. =(

22 semanas de gravidez.


Segundo a ultima ultra: estamos completando 22 semanas hoje! OBA! Fotos da barriga no final da semana (lá pra próxima quarta-feira). Juro que vou tentar fazer sempre assim.
O que acontece essa semana? Estão curiosos(as)? Eu sim!

* * *

Caso a sua lista de atividades a fazer pro bebê pareça mais longa conforme sua barriga cresce, não se estresse. Combine com o papai e, um dia ou um noite por semana, vocês devem fazer algo que não tem nada a ver com o bebê. Que tal assistir a uma peça de teatro e depois sair para jantar?


CORPO DA MAMÃE

- Infelizmente, comer por dois não significa tomar muitos milkshakes, sorvetes e comer hambúgueres. Uma grávida deve ingerir, em média, 300 calorias extras por dia, de acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs), em especial no segundo e terceiro trimestre. Às vezes é mais fácil para grávidas comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, no lugar de três grandes refeições. Certifique-se de manter um estoque de cream crackers, pudins e barras de cereais, de modo que a mamãe sempre tenha algum alimento a mastigar ao longo do dia. Esteja atenta para não ficar anêmica. Com certeza, seu médico prestará atenção e, se preciso, você receberá um suplemento de ferro para ser ingerido até o final da gravidez.
- Com 22 semanas de gravidez, certamente a mamãe já deve ter ganhado uma certa quantidade de peso devido ao desenvolvimento do bebê. Esse peso extra, pode causar dores nas costas, o que é natural durante a gestação. Para aliviar essas dores, evite usar salto muito alto, e ficar sentada ou em pé por muito tempo.
- Ao sentar-se, lembre-se de elevar as pernas pra melhorar a circulação até os pés. 
- O útero deve estar agora 2 centímetros acima do umbigo. E, juntamente com ele, a mamãe poderá notar que outras partes do corpo dela também aumentam de proporção. Por exemplo, tornozelos e pés podem estar maiores (inchados), especialmente no final do dia.
- Durante essa fase da gestação, muitas mulheres sentem coceira em suas barrigas, portanto, se isto estiver acontecendo com você, não se preocupe, pois é natural. O que você deve fazer para evitar essas coceiras é hidratar o local onde coça com loções hidratantes para prevenir estrias. Além de reduzir a coceira, certamente a sua pele ficará mais macia e cheirosa.
- A gravidez agora deve estar mais tranqüila, a barriga ainda não está muito grande (mas já é notada) e o melhor: você deve estar livre dos enjôos e azias. Curta o quanto puder esse período, nunca esquecendo dos cuidados orientados pelo médico.
- Você pretende viajar? Que bom! Só não deixe que a viagem se torne problemática e estressante. Procure o nome de um hospital próximo de onde irá passar os dias de descanso. Se por um inconveniente precisar de um médico, já saiba onde encontrar um. Se for uma viagem longa, evite ficar dentro do carro numa mesma posição, pois é incômodo pra você e pra a pessoinha que está dentro da mamãe. Pare o veículo a cada duas horas para se alongar e melhorar a circulação.


O BEBÊ

- As mãos do seu Gianechinni ou da sua Bündchen têm crescido e estão mais fortes.
- As terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tato. Com isso, seu bebê está testando suas novas habilidades, tocando seu rosto e pegando o cordão umbilical (coisalinda!).
- Papai e mamãe já está criando um(a) pequeno(a) Einstein. O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente esta semana, e continuará assim até os cinco anos, então supra as necessidades diárias de seu bebê de Ômega 3.
- O cabelo do(a) pequeno(a) agora está curtinho e branco, não importando qual a cor que ficará (preto, ruivo, castanho, loiro). Nesse momento, o bebê ainda não tem pigmento no cabelo.
- O bebê está desenvolvendo o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se pudesse ver seu interior, enxergaria  seu bebê colocando a língua pra fora pra saborear e depois fazendo careta. Ugh! O líquido amnótico não deve ser nada gostoso!
- As unhas do neném já estão crescidas e cobrem toda a região destinada a elas nos dedos.
- Os cílios e as sombrancelhas também já estão finalizados.
- O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do seu bebê está se desenvolvendo, e por incrível que pareça, isto fará com que você mude de humor nas próximas semanas.
- O bebê ainda tem uma aparência muito magra, mas bem desenvolvida. A medida dele esta semana, da cabeça aos pés, deve estar em torno de 27 centímetros. O peso é de aproximadamente 430 gramas.


FAZ BEM COMER.

Não deixe de ingerir muito líquido, de preferência água e sucos naturais. O suco de laranja é sempre bem-vindo, pois além de não conter muitas calorias, como os refrigerantes, é rico em vitamina C e só faz bem, especialmente se estiver bastante quente em sua cidade.
Não descuide na ingestão de cálcio. Ele é um poderoso mineral que durante a gravidez é essencial para que o bebé desenvolva ossos fortes, um coração saudável, uma boa dentição, um bom sistema muscular, um bom sistema nervoso, enfim para tudo. Se você não ingerir a quantidade necessária, o seu neném retirará o cálcio que necessita dos seus ossos, o que mais tarde pode trazer a você grandes problemas de saúde como a osteoporose.
 

É BOM SABER!

Só pra lembrar... Agora que a barriga da mamãe está maior, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança fique em cima do abdômen. Obviamente o acessório pode e deve ser usado durante toda a gravidez. mas coloque-o de forma que este esteja em volta da barriga, nunca em cima.

* * *

Bom, de todas as informações a cima (tiradas por sites especializados), a maioria combina com o que eu tô passando sim!
- Muitas coisas pra fazer, pra organizar, pra comprar e nada feito até agora, a não ser as pesquisas pra preparação do quartinho ou do chá de fraldas. A impressão que eu tenho, às vezes, é de que não vai dar tempo, mesmo faltando ainda 4 meses pra preparar tudo!
- O tempo de diversão com o papai também tá meio comprometido. Não por falta de tempo ou de vontade, mas por falta de graninha mesmo! A única coisa que pensamos agora é em direcionar todas as finanças pra herdeira que estar por vir. Por conta disso, até perdemos uma oportunidade que jamais perderíamos: a viagem da semana santa: 4 dias de aventuras se transformaram em 4 dias de pura preguiça, pros dois. Eu então, nem se fala. Só dormi e comi. Papai ainda surfou uns diaszinhos!
- Enquanto a comer por dois, sempre comi mesmo antes de gestação. Hehe. Tô tentando cortar algumas coisas, como Mc Donalds, por exemplo. Tá dando certo. Mas o chocolate e o refrigerante são meus carmas! =( Já sei que dia 5, vou levar carão da doutora de novo por causa do peso. Aff!
- Não tenho sentido dor nas costas frequentemente. Sinto vez aqui, vez ali, raramente. Mas dor nos pés sinto bastante, principalmente quando fico muito tempo em pé. Além disso, me sinto cansada com facilidade. O coração dispara e a respiração fica ofegante com qualquer esforço que eu faço. Será que pode ser por falta de exercícios também? Que coisa.. =T
- Tô notando que a barriga tá maiorzinha sim. Dá até vontade de passar o dia olhando pra ela no espelho. 
- Tenho notado que os pés ficam inxados no final do dia. Principalmente, se eu ando muito durante o dia. Nas mãos não tinha notado nada. Até o belo dia que tentei tirar a alinça e não consegui. Não saiu de jeito nenhum, nem com sabão, hidratante ou reza braba. Se começar a incomodar, parece que vou ter que serrar a bichinha. Fiquei triste!
- Coceira na barriga, eu tenho sentindo muito pouco. Mas quando sinto , tento me controlar pra não coçar.
- Essa semana comecei a sentir um pouco de azia, o que me impediu de lanchar a tarde, então passei até mal esses dias. Sentindo fome, mas sem conseguir comer. 
De resto, tá tudo tranquilo! Tô amando estar grávida e mais ainda passar o dia pensando no enxoval da minha princesa!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pesquisas e mais pesquisas!

É, Deus sabe o que faz mesmo. Porque se ele tivesse botado muito dinheiro na minha mão, Letícia ia ser mais mimada do que num sei o quê! O que são aquelas lojas de bebê, gente? Alguém me responde! Dá vontade de comprar TUDO! A gente entra na loja, sente o cheirinho de bebê, ver os berços montados com os cortinados mais lindos (e caros) da loja. Ai ai ai.
Dois dias seguidos de pesquisas pra comprar o bercinho, o cortinado e a cômoda, que vovó e vovô vão dar de presente (as três coisas, dá pra acreditar?). E engraçado, que vovó não quer dar pra primeira neta nada vagabundo não. Chega na loja, olha o que tem de mais lindo, pergunta preço e em quantas vezes parcela no cartão e se não fosse eu do lado dela dizendo que "tá caro" ou que "é melhor a gente pesquisar mais", ela compra mesmo! Hehe.

Ontem o dia foi de pesquisa em três lojas da Santos Dummont. A visita às lojas foi bem proveitosa, pois já sei onde iremos comprar o bebê conforto e a cadeira pra automóveis (melhor preço, melhor marca e melhores opções). Enquanto ao berço, cômoda e cortinado, a dúvida ainda paira. Mas tô cheia de papel dentro da bolsa com orçamentos, enfim.. talvez no começo de maio a gente decida e compre. Não vejo a hora!

Pra não dizer que voltamos de mãos abanando das lojas, comprei hoje o primeiro presentinho pra minha princesa. Saquem só. 

 Coisamaislindademãe!

---

Ah, essa semana também, quase ia esquecendo de falar, pela primeira vez eu peguei uma fila preferêncial para gestantes! Que emoção! Kkkk. Precisava ir na lotérica tirar um dinheiro, quando chego lá, a fila tava com.. mais ou menos, umas 20 pessoas. Cheguei lá toda me sentindo a tal e fiquei atrás de uma gravidinha que já tava com a barriga enooorme. A minha nem tá tão grande assim, mas.. tô grááávida sim! Mereço não pegar fila sim! Em compensação, quando fui na c&a pagar umas contas, sequer tinha fila preferêncial lá. Falta de respeito ô! Só porque eu ia pegar duas filas preferenciais num dia só. Poxa.. =T

terça-feira, 26 de abril de 2011

Tô crescendo, gente!

Esse post era pra ser o de amanhã, mas aproveitemos que tô com coragem, cheia de novidades quentinhas, precisando me distrair de coisas tristes que aconteceram ultimamente, e agradecendo mais do que tudo de ter uma princesinha e uma nova alegria que virá daqui há quatro meses pra dentro da minha casa, pra talvez substituir um pouco a dor de perder minha bolinha de pêlo preta que me trouxe tantas risadas e felicidade e que agora pula e dorme muito no céu dos gatinhos. Então vou pôr logo hoje também, tá?

O objetivo do início da gravidez era tirar uma foto a cada semana de gestação pra no final das contas, a gente ver o quanto crescemos (é, no plural mesmo: eu e Letícia. Papai que se livrou dessa!). Maaaas, como a preguiça não tem deixado, percebi que tenho tirado fotos da barriga de mês em mês, e olhe lá! Que vergonha.. 

 13 semanas.

 19 semanas.

21 semanas.

Essa última, acabei de tirar. Viu povo, tá grandinha já! E eu odeio chegar nos cantos e ter gente que ainda diz: "nem parece que tá grávida!". Nunca quis tanto que olhassem pra mim e dissessem que eu tô com a barriga grande! Que coisa doida. Hehe. O melhor de tudo são os amigos e familiares que quando me vêem fazem carinho na barriga. Adoro isso! E quando papai e vovó conversam com a barriga? Falto morrer de alegria!  Ô mãe réia besta!

Agora, vamos comparar as fotinhas e as medidas da Letícia.

 9 semanas.
Tamanho: 2,7 cm.

(Entre esse ultrassom e o próximo, teve um com 11 semanas. Porém, não deu pra ver nadica de nada nas fotos).
Tamanho: 4,8 cm.

 16 semanas.
Tamanho: 13,4 cm.
Peso: 154 g.

20 semanas.
Tamanho: 21,5 cm.
Peso: 347 g.

A princesa cresce rápido.. Já até imagino que vou sentir saudades quando ela não tiver mais aqui dentro de mim. Ô mãe réia besta (de novo!)

Sim, tá tudo certo sim!

O QUE É ULTRASSONOGRAFIA MORFOLÓGICA?

O exame morfológico é uma ultra que deve ser realizada preferencialmente com um especialista em medicina fetal e com aparelhagem apropriada, pois seu principal objetivo é a avaliação e descrição detalhada da anatomia e toda morfologia fetal, ou seja, é o momento tenso onde o médico deverá avaliar a formação do bebê. O período ideal pra futura-mamãe fazer é entre 20 e 24 semanas.

Sabendo disso, é óbvio que quase não dormi na semana do exame e fui me tremendo de nervosa fazê-lo. Papai dessa vez não pôde ir junto, então, carreguei a vovó comigo, que tava tão ou mais nervosa do que eu, enfim! Então lá se foi a gente na véspera de feriado (20/04/2011) da semana santa ver a minha princesinha linda. Entrei na sala e de tão nervosa quase esqueci de dar o dvd pra moça gravar, se não fosse ela perguntar, eu tinha dado esse vacilo e me arrependido o resto da vida! Chegou o doutor (o mesmo que tinha feito a última ultra). Me disseram que é um dos melhores nessa área de ultrassom, enfim, deve ser mesmo, porque achei que o exame fosse demorar, mas ele terminou antes do que eu esperava. Das duas uma: ou tava apressado pra viajar no feriadão e quis fazer o exame o mais rápido possível; ou, com a experiência que já tem, viu logo que tava tudo bem e pronto! Prefiro acreditar na segunda hipótese. Mas daí, que ele foi me mostrando aos poucos os principais órgãos da princesa, seu funcionamento, os minúsculos membros se agitando e por aí vai.

Vamos aos resultados (resumidamente): 
- Polo cefálico: calota craniana contínua, regular, de ecogenicidade e espessura normais.
- Face: Diâmetro ocular - 1,0 cm (tamanho do olho, gente!)
Ausência de massas ou anormalidades intra-oculares. Nariz de posição e aspecto normal. Boca de posição normal. Lábios íntegros (completos). Ausência de protrusão lingual (ou seja, ausência de língua para fora). Queixo normal. Pavilhão auricular de implantação e aspectos normais.
- Pescoço: ausência de massas císticas ou sólidas.
- Tórax: caixa toráxica íntegra. Ausência de derrames. Coração de posição normal. Ausência de cardiomegalia. Grande vasos da base normais. Diafragma íntegro (completo). Frequência cardíaca: 153 bpm.
- Abdomem: parede abdominal completa. Estômago com conteúdo em seu interior. Cordão umbilical com duas artérias e uma veia. Rins tópicos, de tamanho e aspectos normais. Bexiga cheia de paredes normais.
- Coluna: cervical, torácica e lombro-sacra normais. Ausência de mielomeningocele e espinha bífida.
- Membros superiores: presentes, simétricos, de aspecto morfológico normais. Presença de 5 dedos, sem sindactilia (dois ou mais dedos juntos).
- Membros inferiores: presentes, simétricos, de aspecto morfológico normais. Ausência de pés tortos. Dedos em quantidade e aspectos normais.
- Genitália: feminina.
- Placenta: posterior corporal com 2,3 cm de espessura.
- Líquido amniótico: normal.
- Peso: 347 g.
- Estatura: 21,57 cm.

Pronto, UFA! Tudo "nos trinques", pelo que entendi. Só sei que quando saí do consultório, naquele momento mágico, não pude deixar de comemorar a existência de dois bracinhos, das perninhas, do coração batendo e tudo mais. Minha filha me faz agradecer todas as pequenas vitórias que ela conquista dia a dia, apenas se desenvolvendo sadiamente. Ah, e uma novidade: o tempo de gestação mudou! Pelas minhas contas e pelos últimos exames, Letícia tava com 21 semanas já, mas nesse ultra morfológico, o exame constatou gestação de 20 semanas e 06 dias. Ou seja, mudou o tempo e mudou o dia que completo semana também. Agora vai ser toda quinta-feira. Então, hoje, estamos com 21 e 05 dias, certo?
E pra finalizar, segue uma fotinha da princesa, tirada nesse dia:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Novos movimentos!


Ontem, com 21 semanas e dois dias, Letícia mexeu tanto que pela primeira vez, consegui VER (não só sentir) ela mexendo. Que sensação maravilhosa ver sua barriga (dois centímetros a baixo do umbigo) subindo e descendo, rsrs. Melhor ainda saber que existe um serzinho dentro de você que adora aparecer, mexe quase o dia todo! Será que vai ser surfista que nem o papai? Bom, pelo menos, dorminhoca que nem a mamãe, já acho que não vai ser.

Mais tarde tem ultrassom morfológico, se o belo plano de saúde autorizar, é claro. Quero ver minha princesa e saber que tá tudo bem.

terça-feira, 19 de abril de 2011

21 semanas...




Inicia-se mais uma semana, a vigésima primeira semana de gestação! Junto com ela, muitas felicidades e uma sensação muito prazerosa de ansiedade pela espera do bebê. Vinte e um é um número mágico! Isso significa independência. Em termos de gravidez, isso significa que já passamos da metade e restam apenas 19 semanas! Além de feliz e ansiosa, certamente também estaremos nos sentindo um pouco mais confortável do que nas semanas anteriores da gravidez, no entanto, como a barriga está crescendo, podem começar a aparecer as dificuldades pra dormir.

O CORPO DA MAMÃE

Alguém sabia que o crescimento da barriga é diretamente proporcional ao apetite sexual? Em outras palavras: quanto maior a mamãe ficar, mais o apetite crescerá. Essa é uma maneira doce de dizer que no segundo trimestre, os hormônios podem nos transformar em uma.... taradinha! Finalmente, um benefício físico que nossos maridos poderão apreciar. :)
Desde que a gravidez esteja indo bem, "fazer amor" é perfeitamente seguro e saudável. Nesse caso, ter relações sexuais é perfeitamente normal, até mesmo no terceiro trimestre. Houve uma época em que mamãe e papai devem ter tentado diferentes posições sexuais, o tempo todo. E agora que a barriga está crescendo é a hora de o casal ser criativo.
O sexo durante a gravidez pode trazer surpresas. Não são raros os casos de mulheres que tiveram o primeiro orgasmo durante a gestação. Além disso, o sexo exercita os músculos pélvicos, mantendo-os firmes e flexíveis para o parto. Mas, se por algum motivo seu médico recomendar abstinência, não deixem de, pelo menos, continuar trocando carícias, pra preservando assim, a intimidade sexual do casal.
No último mês de gravidez, os obstetras oferecem orientações contraditórias. Alguns recomendam abstinência até o final da gravidez, outros apenas na última semana. Concordam com a abstinência se existir algum risco obstétrico. Alguns recomendam sexo até o final mesmo, evitando-se ansiedades sexuais por parte da mulher. 


O BEBÊ

As chances são boas da gravidinha sentir que alguém está realizando acrobacias no útero. Existe algum outro sentimento tão legal quanto este? Nãããão. Outros destaques desta semana:
- Agora o bebê já tem versão semelhante a que vai nascer, porém menor. Todas as suas características faciais já estão formadas, o cabelo está crescendo e ele está agindo como um bebê, ou seja, ocasionalmente chupará o dedinho, entre outras travessuras.
- Os batimentos cardíacos do bebê estão ficando mais fortes e podem ser ouvidos através do bom e antiquado estetoscópio. Peça pra ouvir na sua próxima consulta pré-natal!
- Até a 21ª semana, a medula óssea fetal começa a criar células de sangue (leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos) feito anteriormente pelo fígado e baço. Isto pode não parecer excitante, mas sim, é uma boa notícia.
- O líquido amniótico, que tem sido o colchão do baby, agora tem também outro propósito: o bebê pode usá-lo para a "prática" de deglutir. Sim, isso soa nojento (tal como muitos outros aspectos da gravidez), mas é um passo importante para o bebê, assim ele será capaz de deglutir quando chegar ao mundo real.
- O bebê já estava engolindo líquido amniótico por um tempo, mas agora, finalmente, os intestinos estão desenvolvidos o suficiente para que ele absorva pequenas quantidades de açúcar, contidas no líquido amniótico. Especialistas acreditam que engolir o líquido, permite o amadurecimento do sistema digestivo e condiciona-o a funcionar corretamente após o nascimento. E ser capaz de digerir o açúcar é efetivamente importante em todas as fases da vida. Ele também absorve água e cria restos que serão mandados para o intestino grosso.
- Além disso, o bebê estará muito mais ativo do que nas semanas anteriores, se movimentando de um lado para o outro e de cima para baixo.
- A medida do bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 18 centímetros. E o peso é de aproximadamente 310 gramas. 


DICAS

Oferecer um quarto lindo ao recém-nascido, que será a alegria da casa, é o sonho dos pais, mas a decoração do quarto merece atenção especial. Além de beleza, é preciso ficar atento à segurança. A euforia da chegada do bebê leva os pais a cometerem exageros: muitas cores, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e móbiles enfeitam e dão um ar gracioso ao local; porém, podem comprometer a saúde e a segurança do neném.
Para evitar riscos, são necessários alguns cuidados, começando pelo berço, afinal, é local em que o bebê passará a maior parte do tempo. O espaço adequado entre as barras varia entre 6 e 7,5 centímetros, para evitar que a criança prenda a cabeça. Lençóis e cobertores precisam permanecer presos ao colchão.
Até 2 anos de idade, o bebê não necessita de travesseiro e não há obrigação de protetor lateral no berço, no entanto, se os pais quiserem, não há problema, desde que sejam simples e sem babados, justamente para evitar asfixia. Mosquiteiros apenas no caso de serem fixados no teto, a fim de não dar a chance do bebê pendurar-se no suporte.
O móbile também integra a decoração. Ele enfeita e é estimulante visual e motor para o recém-nascido. Contudo, é necessário colocá-lo a uma altura que o bebê não alcance, pois partes do brinquedo podem se soltar e serem engolidas.
O acúmulo de poeira é outro ponto importante. Para garantir a saúde da criança, mantenha-a livre da poeira, estimulante de doenças respiratórias. Substitua bichos de pelúcia pelos de pano, que têm o mesmo apelo visual e são simples de lavar. Opte por persianas de PVC e esqueça as de tecido, que acumulam pó. No chão, piso de vinil e tapete de borracha colorida, de manutenção simples, são ideais. Revestimentos de tecido nas paredes são difíceis de limpar e despertam alergias.


O QUE ESTAMOS PENSANDO...
 
"Caramba, até minha lingerie está pequena!"
 

FAZ BEM COMER...
 
A futura-mamãe deve ingerir vitaminas com laranja e banana, pois tem vitamina C, potássio e cálcio, essenciais para a mamãe.
 

É BOM SABER...

A Cromoterapia é uma técnica milenar chinesa que aplica as cores para instituir o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Não há cor melhor ou pior, apenas a cor certa para cada objetivo.
No quarto do bebê, a escolha das cores evita problemas como hiperatividade. A dica é que o quarto seja decorado com cores pastéis, como azul, verde, lilás, rosa, pêssego e branco. Não é recomendável usar cor com pigmentos amarelos, que são estimulantes, assim como ocorre com o vermelho e o laranja. Num ambiente com estímulo visual e colorido demais, o bebê tende a ficar hiperativo, a ter dificuldade para dormir e a ficar irritado. O preto, o marrom e o cinza também não são indicados, pois, são cores frias e não aconchegantes. É importante os pais lembrarem que estamos em um processo de evolução grande, a criança já nasce muito ativa visualmente e só nos primeiros dias ela não fixa o olhar. A composição do quarto precisa ser harmônica, pois este ambiente não será usado somente no primeiro mês.


FUTURO PAPAI

Como o segundo trimestre é mais fácil, é também um bom momento para o casal refletir junto. O primeiro trimestre já é uma memória,  e o "pesado" do terceiro trimestre está por se iniciar. Portanto, trata-se de um bom momento pra fazer uma viagem, por exemplo. Cheque com o médico de sua mulher se realmente vocês podem viajar.
Procure o nome de um hospital próximo do local onde passarão esses dias de descanso. Se precisar de um médico, já saberá onde encontrar um. Caso seja uma viagem longa, evite ficar dentro do carro numa mesma posição, pois é incômodo para a mamãe e para a pessoinha que nascerá em breve. Pare o veículo a cada duas horas para se alongar e melhorar a circulação.
Ah, após o parto, recomenda-se um período de abstinência até se recomeçar a vida sexual, aproximadamente de 4 a 6 semanas. No entanto, muitos casais têm relação bem antes disto. Você deve entender que sua mulher pode apresentar menos desejo sexual devido a alterações hormonais, com o aumento da prolactina, também pela exaustão do pós-parto e pelos cuidados iniciais com o bebê.  Melhor você ir pensando no assunto desde já!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Olha eu aqui, pai!


Pai ontem a noite sentiu a bebê mexer pela primeira vez. Já tava preocupada achando que, como só eu conseguia sentir ela mexer, comecei a achar que talvez fosse coisa da minha cabeça. Mas quando o pai pôs a mão na barriga, a filhotinha já deu um jeito de me ajudar e quase disse: "Viu, pai, como a mãe não tá doida? Tô mexendo mesmo!"
Ontem a princesa curtiu um campeonato de skate, e acho que até fez umas manobras dentro da barriga. Hehe. E ainda ganhou um vestidinho lindo da tia Carol. OBA!

Tô feliz. E ansiosa. Quarta-feira tem ultrassom morfológico. E se tudo der certo, talvez tenha até ovo de páscoa pra comemorar!

sábado, 16 de abril de 2011

As temidas estrias da gravidez!


Como se já não tivesse motivos o bastante pra nós, mamães, nos preocuparmos. Eis que surge uma a mais: as malditas estrias! É desesperador pensar que elas afetam 90% das gravidinhas e deixam cicatrizes pro resto da vida! =O
Segundo sites especializados, as estrias aparecem quando acontece o estiramento excessivo ou rápido da pele, o que acontece durante a gravidez ou com um grande aumento de peso (ou os dois juntos!) Aliado com o fator hereditário então, lascou-se. Acontece que com o tal do estiramento excessivo da pele, há um rompimento das fibras de elastina e do colágeno (estruturas da pele resposáveis por toda firmeza). Em algumas gestantes, as fibras não acompanham o aumento do volume corporal, daí elas se rompem e o lindo processo se reflete visível na nossa pele: as estrias dão as caras!
Na gravidez, as estrias costumam surgir à partir do 6º mês e as áreas mais afetadas são: barriga e seios (é onde a pele sofre maior distenção).


Avermelhadas x Esbranquiçadas

É, ainda tem essa! Dois tipos de estrias diferentes. Pode uma coisa dessas? A diferença é que as avermelhadas são mais recentes e têm essa cor porque ainda estão inflamadas. A boa notícia é que nessa fase ainda dá pra apagar essas malditas! Já as estrias esbranquiçadas não têm pra onde correr, não tem cura, maaaas.. podem ser amenizadas.
Os tratamentos devem ser indicados por profissionais especializados e a maior parte deles só poderá ser realizado após o período de amamentação. O objetivo é estimular a produção de novas fibras de colágeno e elastina na região das estrias deixando-as mais finas e menos aparentes.
É bom saber que tem como reduzir, mas o melhor mesmo é previnir: cuidar da pele antes, durante e depois da gestação.


Dicas para evitar as estrias

Dica 1: Evite engordar muito. Durante a gravidez, é comum, natural e até necessário o ganho de peso, mas cuidado pra não perder a linha! Os médicos recomendam que a mamãe deve chegar ao final da gestação com o aumento de 9 a 12 kg a mais do que tinha antes de engravidar. (que fácil essa dica né, pra gente que sente fome toda hora!).

Dica 2: Use sutiã de sustentação com alças largas, pois suportam o crescimento e o peso dos seios que aumentam significativamente durante a gestação. (se a gente procurar MUITO, até que podemos achar uns modelos bonitinhos!).


Dica 3: Vista calcinhas com a cintura alta, especialmente projetadas para mulheres grávidas. Essas calcinhas dão maior resistência à pele do abdômen.

Dica 4: Beba bastante água pra manter o corpo hidratado.

Dica 5: Deixe o estresse de lado.

Dica 6: Capriche nos alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas.

Dica 7: Use cremes com propriedades nutritiva e hidratante, específicos para prevenir estrias, pois a pele desidratada é mais susceptível às rupturas e há alguns hidratantes que possuem substâncias que contribuem para a regeneração da pele. O uso dos cremes hidratantes deve ser começado assim que souber da gravidez pelo menos duas vezes ao dia (manhã e noite).


Obs.¹: Cuidado ao utilizar o hidratante nos seios! A região dos mamilos deve ser evitada, pois o uso do hidratante pode deixá-los com a pele mais fina e sensível podendo causar rachaduras durante a amamentação. 
Obs.²: Mesmo que você já conheça algum hidratante que usava antes da gestação, procure o seu médico para saber se há alguma substância na sua fórmula que possa prejudicar o desenvolvimento da gravidez.

Enfim, não há milagre, não há cura! O melhor que podemos fazer é previnir e os tratamentos após a gravidez só têm o objetivo de amenizar as cicatrizes. Assustador ein! Tô entrando agora no 5º mês da primeira gestação, e por enquanto, tá tudo sobre controle.  Uso  o creme hidratante "Mater Skin" da Cosmiatric, indicado pela minha doutora, que diz: "loção corporal de hidratação intensiva para gestantes". Frase bonita. Espero que faça um efeito bonito também! No hidratante tem: óleo de amêndoas doce + óleo de macadâmia + óleo de calêndula e um cheirinho maravilhoso! Rezemos pra que a partir do 6º mês, minha pele continue assim, mas se num continuar também, fazer o quê né, paciência. É uma delícia estar grávida mesmo assim!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

20 semanas..


Oba! Estamos na metade do caminho! Por que não comemorar com uma garrafa de suco de laranja?


O que mais acontece nessa semana?

- O útero deve estar agora na mesma altura do umbigo. E após esta semana, deverá crescer um centímetro por semana. Os médicos medem o tamanho do útero pra ajudar a traçar o crescimento do bebê. Cada profissional tem a sua maneira de o fazer, mas o objetivo é o mesmo. Ao saber de suas medidas, não tente ficar se comparando a outras gestantes, pois, como dito, cada médico mede de forma diferente: uns usam o umbigo como ponto de referência, e outros, o osso púbico. Ademais, cada mulher e seu bebê crescerão em proporções diferentes.

- Devido ao rápido crescimento que o bebê vem apresentando, o útero pode começar a  pressionar contra o umbigo e fazer com que ele fique diferente, no entanto, não precisamos nos preocupar com isso, pois ele voltará ao normal depois que o bebê nascer. 

- Conforme o bebê vai crescendo, os órgãos internos da mamãe vão sendo pressionados, e isso pode fazer com que incomodações tais como micções freqüentes, falta de ar, indigestão ou azia, apareçam. A mamãe também pode estar suando mais. 

- Durante esse período da gestação, é comum sentir coceira na barriga. Normalmente, elas ocorrem devido ao esticamento da pele e podem causar um certo incômodo, no entanto, elas são inofensivas.

- É entre as semanas 18 e 24 que deve ser realizado a ultrassonografia morfológica, que serve para avaliar o crescimento fetal e identificar as estruturas do bebê.


O que acontece com o bebê nessa semana?

- Esta é a semana na qual a maioria das mamães recebe uma notícia muito importante, revelada pelo ultrassom. Se o bebê não for tímido, o órgão genital pode ser visto claramente nesse ponto.

- Agora, o bebê já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebês já têm até uma posição preferida de dormir. Alguns tiram uma sonequinha com o queixo descansando sobre o peito, outros com a cabeça para trás. Muitos nessa idade, já tem ciclos de sono e atividade.

- Se o bebê é menino, os testículos descem da pelve para a bolsa escrotal. Se for menina, o útero já está totalmente formado e o resto "das partes" estão em desenvolvimento.

- A pele do bebê agora está se tornando mais complexa, formando várias camadas.

- Os pulmões e o sistema digestivo do bebê estão quase completando seu desenvolvimento.

- Seu cérebro tem agora cerca de 30 milhões de neurônios e os sentidos (olfato, audição, visao, tato e paladar) estão se desenvolvendo cada vez mais. 

- A partir dessa semana, o bebê se torna mais receptivo aos estímulos externos, isso significa que ele já pode ouvir as coisas que você fala, porém, como está imerso no líquido amniótico, o som da sua voz fica um pouco distorcida para ele, mas mesmo assim, ele pode ouvir. Portanto, cuidado com palavrões! 

- Daqui em diante, o bebê destina a maior parte da sua energia para ganhar peso e, coincidentemente, a mamãe também!  

- A medida do bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar em torno de 14 e 16 centímetros e o seu peso é de 290 gramas, aproximadamente.


O que a mamãe deve está pensando..

"Vinte já foram, agora só faltam mais vinte!"


Faz bem comer..

Bananas são ricas em potássio, portanto, evitam câimbras e o cansaço nas pernas. Mas, não coma muito, pois prendem o intestino em caso de excesso.


É bom saber..

Como na gravidez tudo fica diferente no corpo feminino, os pés merecem cuidado especial. Segundo a ginecologista e obstetra Alba Lúcia Ramos Zucco, desde o momento em que a gravidez for confirmada, a gestante precisa se preocupar com o tipo de sapato que usa. "Durante toda a gestação, os calçados devem ser confortáveis, ter um salto discreto de 2 a 4 cm, e base larga". Para a médica, é preciso evitar as rasteirinhas e os chinelos. "Não são apropriados. O salto é aconselhável - até 4 cm - para melhorar a circulação venosa dos membros inferiores, e facilitar o caminhar". Um calçado inapropriado pode causar problemas na gestação, mas não interfere no momento do parto, segundo a médica."Sem salto, ocorrem dor nas pernas e problemas nas circulações; nos de salto acima de 5 cm ou muito finos, há o aumento do risco de entorses e quedas, que podem causar traumas, tanto para a mãe quanto para o bebê". A ginecologista desmistifica a crendice de que salto alto causa varizes.


Futuro papai

Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto à mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes a isso, enquanto outros ficam entusiasmadíssimos. Você precisa participar ativamente e tirar todas as dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros afins e perceber que não é o único a sentir medo de ser pai. 



Fonte:
http://saude.fok.com.br
http://www.semanaasemana.com.br
http://guiadobebe.uol.com.br 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Som na caixa, mamãe!




Essa semana, andei pesquisando os benefícios que a música pode trazer na gestação. Afinal, temos aqui um papai (além de tudo, músico! acreditem!). E eis o que eu descobri (novidade nenhuma): música durante a gestação faz bem para a mamãe e para o(a) queridinho(a). OBA!

Um estudo realizado na China indicou que as mamães que escutaram pelo menos 30 minutos de música todos os dias durante duas semanas reduziram (e muito) os sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparação às outras mamães que não. O estudo selecionou diferentes tipos de músicas e todas elas surtiram efeito altamente positivo nas futuras mamães, aumentando inclusive a atividade cerebral do bebê. Espertinho!

O que traz de bom?

Segundo o que li, nossos(as) pequenos(as) já percebem sons na 12ª semana de gestação, por meio de vibrações. E às 18 semanas de gestação, já ouvem a mamãe conversar e cantar. A partir da 20ª semana, as mamães podem até perceber se o som agradou ou não o bebê, dependendo se ele ficou mais agitado ou mais tranquilo em sua barriga. Lógico que, um rock pesado, uma swinggueira ou um forró não seria o mais aconselhado! =P

Sendo assim, inicialmente, descobrimos que a música na gravidez tem o poder de:
- aumentar a proximidade entre mãe e filho, pois permite a troca de elementos emocionais entre mamãe e bebê.
- tranquilizar e desestressar a mamãe.
- ajudar a manter uma gravidez muito mais saudável.
- aumenta a atividade cerebral do bebê, contribuindo inclusive para o desenvolvimento físico e mental.
Precisa de mais motivos? Nããão.

O que ouvir então?

Os estudos indicam que uma música que a mamãe escuta durante a gestação com frequência (que seja prazerosa e agradável para ela), faz com que o bebê, mesmo após o nascimento, ao ouvi-la, a reconheça e se tranquilize com o som que também já o agrada (que lindo!). Faça um teste: escute e repita as músicas gostosas de ouvir. Quando o bebê nascer, volte a cantarolar as mesmas músicas da fase da gravidez. Seu filho vai ter a sensação de que já ouviu esse som "de algum lugar". O semblante no rosto do seu filho pode deixar nítida essa impressão.

Sendo assim, fica a dica: liguem os radinhos agora mesmo! Segundo a pesquisa, as mamães devem escutar músicas que a deixe bem, isso faz com que nós "desliguemos" por instantes do mundo, aumentando, consequentemente, a harmonia e o contato com nosso nenénzinho! =)
Mas cuidado! Não precisa aumentar demais o som da música achando que o bebê não escutará lá dentro da barriga. O líquido amniótico é um bom condutor de som. E no final das contas, o bebê se sente realmente mais tranquilo quando escuta o som da voz da mamãe que é a primeira a ser reconhecida (dá licença, viu papai!). Por isso, cante e converse muito com o(a) pequeno(a) dentro da sua barriga (e fora também).

Curiosidade!

Existem profissionais de musicoterapia que podem ajudar ainda mais as mamães que querem fazer da música sua terapia durante a gestação. Já existem clínicas onde músicos são convidados (apenas voz e violão) enquanto a mamãe faz a ultrassonografia. Pelas imagens, a mãe vê seu filho curtindo as musiquinhas tocadas pelo músico. Interessante, né!
Como já vimos, é uma terapia válida e eficiente tanto para as mamães quanto para os bebês. Portanto, cante, toque, ouça música!

Eu termino o post de hoje com a música que mais me relaxa na face da terra (e fora dela!).

terça-feira, 5 de abril de 2011

19 semanas...


Deve ser coisa de mamãe de primeira viagem: passar o dia lendo e procurando informações, matérias, relatos, histórias de outras gravidinhas pela internet. Eu nem se fala! Só penso nisso o dia todo, estando acordada ou dormindo. =)
Segue a baixo então as informações de desenvolvimento do neném e do corpo de mamães com 19 semanas:

Sua gravidez com 19 semanas: 

Agora que vocês estão quase com meio caminho andado, é hora de começar realmente o planejamento para a vida após o nascimento do bebê. Isso significa: abrir espaço em casa para o herdeiro(a)! Divirta-se com o processo. Quem não ama fazer compras? Vocês verão que tem gosto de mobília infantil para todos os tipos e bolso, portanto, não se estresse! Proceda de acordo com as suas condições. Conversem e planeje bem como e quando vocês farão as comprinhas!

O corpo da mamãe:

Caso o seu peito esteja ardendo cada vez que você come, bebe algo ou se deita, não se preocupe! Provavelmente, você está lidando com um incômodo muito comum na gravidez: a azia. Felizmente, este é um mal que pode ser curado. Na gestação, a mulher passa por um processo de retenção de líquido muito grande, por conta disso, a musculatura da junção esôfagogástrica passa a funcionar de forma inadequada. Isso associado ao crescimento progressivo do útero, provoca um aumento da pressão sobre o estômago, que é empurrado pra cima. Eis então o motivo de muito refluxo e da maldita azia!
ATENÇÃO: Apesar de alguns antiácidos serem considerados seguros, é aconselhável consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento.


Seu bebê:

Essa semana, seu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de "gordura marrom" (ou seja, tecido adiposo multiocular), que irá mantê-lo adequadamente aquecido quando for despejado da sua confortável casinha uterina. Outros destaques dessa semana são:
  • Está sendo produzida ao redor do seu bebê uma substância branca e pegajosa parecida com "requeijão cremoso", conhecida como vernix caseoso. Sua função é proteger a pele do neném da contínua exposição ao líquido amniótico. Imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água!

  • Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fina (chamada de laguno) também se forma e cobre o corpo do bebê. Sua função: conservar o calor.

  • Boa notícia: Os rins do seu bebê estão em pleno funcionamento e a produção de urina começará nessa semana.

  • Má notícia: Isso significa que haverão muitas fraldas no futuro! Mas por enquanto, não precisam se preocupar, pois o xixi passa para o líquido amniótico (eca!).

  • Um ultrassom entre as semanas 18 e 22 é feito pra se fazer a checagem do segundo trimestre: verificação do tamanho e peso do neném, bem como a análise detalhada co coração, placenta e cordão umbilical. Sim, seu bebê já está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada do seu corpo! Como é um ultrassom "demorado", você poderá ter a oportunidade de ver seu bebê chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho, se espreguiçando ou fazendo outras estripulias. Se possível, leve o papai para compartilhar desse momento tão mágico. Saiba também que a maioria dos consultórios oferece a oportunidade de gravar o ultrassom em DVD, assim, o resto da família também poderá ver quem é que tá vindo aí pra animar a vida deles.

  •  Se está a espera de uma menininha, a vagina, o útero e as trompas da sua princesinha já estão formados e em posição final. Se for um garotão, as genitálias devem estar bem claras para um reconhecimento.

  • A medida do seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 18 cm. E o peso é agora de 220 gramas, aproximadamente.


Faz bem comer:

Espinafre, vegetais de folhas verdes em geral, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo, e outras fontes de ácido fólico não podem faltar à sua alimentação. Você deve continuar ingerindo esse ácido, ou vitamina B9, até o fim da gravidez. Sua carência pode causar anemia, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dor de cabeça, problema de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.


É bom saber...

A maioria dos desejos alimentares durante a gestação não é prejudicial e, normalmente, não leva a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer o número de porções recomendado de cada grupo alimentar.
As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituí-los por outros do mesmo grupo. Dessa forma, não lhe faltarão os nutrientes importantes.

 

Futuro papai

 

Você já é capaz de sentir os movimentos do bebê! Pode ficar pensando se será um bom pai e mostra-se preocupado, especialmente se não teve um bom exemplo paterno quando criança. Esse tipo de preocupação é muito comum entre os homens. Não se preocupe, pois há tempo para você aprender. Discuta sobre isso com sua parceira e amigos que já tenham vivido a experiência. Se você teve uma educação muito severa e errada, não culpe os seus pais. Vá à luta e procure se reeducar. A semente que você vai colocar no mundo  tenderá a ser a sua imagem e seguir os seus exemplos.


A melhor dica para ser um bom pai é ler a Bíblia e falar de Deus para os filhos todos os dias. Mãos à obra, papai!


Fonte: www.saude.fok.com.br