quinta-feira, 5 de maio de 2011

23 e 24 semanas de gestação!

23 semanas
24 semanas
Agora tô numa confusão danada! Não sei se tô de 23 semanas (completando hoje) ou de 24 (completando 25 no domingo). Como eu tiro essa dúvida, gente? Mas.. acho que vou confiar e seguir o que minha doutora falou: 24 semanas. Então, domingo já entro no 6º mês? Nooossa, tá passando tão rápido! Então, vamos ver o que acontece na 23ª e na 24ª semana!

* * *


Você tem a gravidez sob controle: sente-se bem, está linda, come satisfatoriamente e bebe bastante água. Tudo é fabuloso! É como se fosse seu aniversário todo o dia! As pessoas te tratam de forma impressionante, a deixam passar à frente na fila do banco, do mercado, entre outras gentilezas. Ok, talvez isso não aconteça todos os dias, mas estar grávida a faz sentir-se muito especial todos os dias, mesmo que alguém no ônibus não ceda um lugar a você.
A esta altura do campeonato, a realidade de ter um bebê já deve estar batendo à porta, talvez pelo fato de você não conseguir ver seus pés! Hehe. Certifique-se de falar como está se sentindo com as pessoas mais chegadas e importantes pra você - amigas, pais, irmãos, médico, cabeleireira, a pessoa sentada ao seu lado no ônibus... Ah, fale pra todo mundo! Manifestar as suas dúvidas sobre "ser mãe" vai ajudá-la a se acostumar com a ideia.


CORPO DA MAMÃE
- Fato: você está transportando vários quilos de peso extra, localizado não só na barriga, mas em seu sutiã também. Quem é o maior responsável por carregar toda essa carga extra? Os senhores ombros e as senhoras costas. Mesmo no início da gravidez, a dor nas costas pode ser bem chata e, quando você chegar a metade da gestação, esqueça-a. Uma bolsa de gelo ajuda a aliviar parte da tensão. Existem algumas abordagens alternativas, como a acupuntura e a massagem que podem auxiliar no alívio da dor. Ademais, ter alguém para esfregar suas costas e fazer uma massagem por uma hora a fará sentir-se muito bem. Se você sentir muita dor na parte inferior das costas e nos quadris, poderá desenvolver um problema ciático. Verifique com seu médico.
- Seu bebê ainda tem muito espaço pra se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Por isso, você vê o abdômen se mover. O útero está cerca de 3 a 5 centímetros acima do umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o umbigo está começando a aparecer demais (ou de menos). Não se preocupe, ele voltará ao seu estado normal logo após o parto.
- Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, faz parte. Só procure ficar de bem com você mesma. 
- O crescimento de pêlos durante a gravidez é outro sintoma maluco e inesperado. E você pode estar se perguntando quem está colocando Rogaine (Tratamento de Recrescimento Capilar) em seu xampu! Tudo isso se deve ao acréscimo de hormônios em seu corpo. Infelizmente, o crescimento de pêlos não é limitado à cabeça. Você pode começar a notar um cabelo (ou 47...) em alguns lugares diferentes, como bochechas, costas, barriga, buço e no queixo. Quiçá algum metido a engraçadinho venha chamá-la de mulher barbuda. A boa notícia é que utilizar pinça, cera quente, depiladores é aceito como seguro durante a gestação. Então, fique à vontade pra ignorar os pêlos extras.


SEU BEBÊ

- O seu bebê ainda terá um bom tempo até os pulmões estarem prontos para o ar e, por enquanto, ele está praticando a "respiração" com líquido amniótico, sugando e expelindo.
- Neste ponto, a produção de gordura está no automático e isto vale pra mamãe também. O seu bebê irá basicamente duplicar de peso ao longo das próximas quatro semanas! Você ficará feliz em saber que o mesmo não se aplica a você.
- Seu bebê está começando a se parecer mais com um recém-nascido, conforme a pele torna-se menos transparente. O corpo dele está ficando mais proporcional, apesar da cabeça ainda estar grande em comparação ao corpinho.
- Como a audição do seu bebê está mais apurada, você pode começar a conversar com ele. Isso mesmo que você leu: conversar. Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o papai também!
- As orelhas do seu bebê estão completamente funcionais agora. Você poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno. Ele está se acostumando com os sons do cotidiano no interior do útero: o som do seu coração batendo, seus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do seu estômago (porque o seu marido prometeu que traria aquele hambúrger duplo e até agora nada!) Falando em ronco, seu bebêzinho já é capaz de ouvir até o ronco do pai dele, rs.
- O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa.
- Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.
- Os lábios do seu pequeno já estão formados e os olhos também. mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.
- Seu bebê não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está trabalhando intensamente, se preparando pra a vida fora do útero, aprimorando os pulmões e ganhando uns quilinhos. Ele vai ganhar cerca de 200 gramas só nesta semana.
- A partir da 24ª semana, a situação começa a ficar um pouco apertada no interior do útero, conforme o bebê cresce, e vai crescendo mais e mais. As costelas da mamãe, provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ter que lhe dizer isto, mas vai piorar antes de melhorar. 
- O bebê tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé.
- Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga e dar chutes e socos fortes.


VIDA DA MAMÃE

- Em breve, aquelas sonecas até meio-dia no domingo não passarão de uma doce recordação. Isso vale para o futuro papai também. O bebê funcionará como um despertador, acostume-se a isso! E acredite, colocá-lo para ninar após o almoço será a melhor coisa que você já fez na vida.
- Falando em dormir, dia após dia você pode sentir mais dificuldades pra fazer isso, devido a incomodações tais como ansiedade, azia, micção frequente, cãibras e desconforto. Mas, tendo o repouso adequado e seguindo as recomendações que o seu médico lhe receitou, certamente você se sentirá melhor.
- Você também pode começar a notar um aperto no seu útero ou no abdômen, conhecido como contrações de Braxton ou Braxton Hicks. Mas não fique preocupada com essas contrações, pois elas são normais nessa fase da gestação. Elas acontecem devido ao seu útero estar se exercitando e se preparando para as contrações verdadeiras de trabalho de parto.
- Medo do parto: Não há dúvidas que as suas expectativas pro dia do parto estejam aumentando. Se você vai se tornar mãe pela primeira vez, provavelmente, já deve ter pensado sobre o parto ser doloroso ou não. Não se preocupe com isso, pois o seu médico pode ensinar a você alguns exercícios de respiração e de relaxamento que irão lhe auxilar a encararar o parto de uma forma mais tranquila. Além disso, também existem cursos preparatórios que ensinam as futuras mamães a se prepararem para o grande momento. Portanto, se você achar necessário, faça o curso. Certamente ficará muito mais tranquila (ou não!).


O QUE VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO...

 "O que meus amigos vão pensar se me flagrarem conversando com minha barriga?"


FAZ BEM COMER

Uma boa dica é a ingestão de aveia. Porque é um alimento rico em fibras e seu consumo regular contribui para o bom funcionamento do intestino e auxilia na redução do colesterol. Outra dica boa é o pão de grão com levedo de cerveja e linhaça. A semente de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza e de Ômega 6. E as células de levedura de cerveja são uma fonte de alto teor protéico.


É BOM SABER


Caso o seu bebê nasça durante esta semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade dele sobreviver será bem maior, chegando ficar entre 80 e 90 por cento. Vale ressaltar que os fatores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebê são vários.


FUTURO PAPAI

Faça uma surpresa para a mamãe! Convide sua esposa pra descansar enquanto você prepara um bom lanche, saiam pra jantar fora, peguem um cinema. Enfim, deixe-a saber o quão especial ela é pra você. Outra dica legal é tirar muitas fotos dela. Mesmo que ela não goste, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha".

* * *
Meus comentários:


Gente, muito engraçadas essas informações. Eu adorei. Mas deixo aqui minha ressalva: tô me sentindo muito bem sim, tô amando o carinho das pessoas comigo, a atenção, as filas preferênciais, mas daí, dizer que tô me sentindo linda já é putaria! Com a rosto cheio de espinhas, a barriga aumentando a cada dia e a paciência diminuindo proporcionalmente ao tamanho do buxo.. Isso não é tão legal. Mas vendo a coisa toda por outro lado, nunca me senti mais feliz na vida. Nunca senti algo mais gostoso e emocionante do que passar o dia pensando no quartinho da minha filha. Ajeitando os detalhes, pensando no espaço, no que falta comprar. Imagina quando ela já tiver aqui nos braços da gente. Meudeusdocéu! Já tô babando..
- Sobre os quilinhos extra, nem tô muito encomodada com isso. Com quase 6 meses de gestação, engordei até agora 4,5 kg. Tá bom? Ou não? Conheço uma gravidinha, que apesar de tá linda, tinha engordado 8 kg até o 6º mês.
- Não sinto que meus seios estão grandes como todo mundo diz que fica na gravidez. Acho que estão um pouco maiores sim, mas menos do que eu gostaria. Hahaha.
- Não sinto dor nas costas, nem nos ombros ainda. Pra falar a verdade, não sinto dor nenhuma, a não ser algumas cólicas bem fraquinhas de vez em quase nunca.
- Enquanto ao bebê mexendo, sinto Letícia quase o tempo todo. Principalmente a noite, ela dá cada chute, cada murrão! Fico imaginando as vezes, que ela tá se revirando aqui, dando cambalhotas e tal. Ela fica quase sempre perto de onde fica meu umbigo, por isso, vejo a parte esquerda do meu umbigo pular de vez enquando. Tão gostoso!
- Tô me sentindo indiposta, dormindo quase 10 horas por dia. Tá difícil de acordar de manhã. Tô tendo mau humor também. Do nada. Sem motivo algum, aparentemente. Estranho isso. Parece uma TPM sem fim.
- Não tô tendo crescimento de pêlos não. Aliás, não mais do que o normal, que eu tenha percebido. Quase toda semana, me depilo mesmo, tenho horror a pêlos! Rsrs.
- Muito emocionante saber que minha princesinha já escuta tudo que a gente fala aqui fora. Ela deve tá mais acostumada com a voz da minha mãe do que a minha própria voz. Minha mãe fala demais da conta! Rsrs. Eu ainda não criei o hábito de conversar com ela, às vezes, converso só em pensamento, será que ela sente? Haha. Mas ao mesmo tempo, já tô tomando muito cuidado com o que ela pode escutar, músicas inadequadas, palavrões, brigas, essas coisas. Letícia tem o momento da música todos os dias, onde eu coloco algumas músiquinhas que me relaxam, espero que ela goste também!


Bom, por hoje é isso. Bercinho da Letícia que ficou pra chegar hoje, ainda não chegou. Tô numa ansiedade só. Não vejo a hora de ver tudo montadinho. Pra finalizar a foto da barriguinha de 23/24 semanas. Bem estranha. Parece menor do que na foto anterior. Haha.


Um comentário: